Urupês



Autor: Monteiro Lobato
Editora: Brasiliense
Número de páginas: 179 páginas

Sinopse: Obra-prima de Monteiro Lobato, e é um clássico da literatura brasileira. O livro é composto por 14 contos, que mostram a vida cotidiana e mundana do caboclo do interior de São Paulo, através de suas crenças, costumes e tradições. Têm, geralmente, um final trágico e inesperado.

Eu li esse livro não me lembro mais quando. Creio que em 2009 ou 2010[ou em ambos os anos -rs]. Peguei esse livro na estante de casa (na época eu estava fazendo uma varredura em casa para ler todos os livros disponíveis, para não comprar outros), na verdade o achei, mas então...q Fiquei um pouco surpresa ao ver o nome 'Monteiro Lobato' na parte do autor. Que eu me lembrava, desde criança sempre ouvira falar das obras desse autor, mas obras do tipo Sítio do Pica-pau Amarelo, obras de cunho infantil.
Não.
Engana-se tu, crioulo. Não é assim.

Este digníssimo autor escreveu primeiro Urupês e Cidades Mortas (que vou ler quando der e postar aqui, quando possível) para depois escrever todos estes livros de Narizinho e Sabugos encantados[?].

Vamos aos contos, né. -rs

A linguagem é difícil, é rebuscada. Portanto, se for ler o livro, aconselho-te a ler o livro com um dicionário do lado.(y)

Como não estava acostumada aquele tipo de linguajar, desisti logo na quinta página do primeiro conto e demorei séculos para voltar a ler o livro. [por isso o conselho de cima] Quando voltei a ler o livro, com a ajuda do dicionário, tudo ficou mais fácil. E mais claro. E muito mais legal.
Como todo mundo sabe, Monteiro Lobato foi um escritor do século XX que começou a carreira literária com um artigo comentando sobre a terrível modificação que sua cidade sofria. E é justamente isso no livro que ele vai abordar. Contos cheios de críticas e revelações sobre o comportamento do brasileiro da roça. Livro realmente muito inspirador, e que nos mostra como era a sociedade da época. É quase uma viagem no tempo, uma total volta ao passado.

O que aprendi com o livro: Aprendi sobre nossa sociedade da época; a não confiar nas pessoas; ter medo de adoção; não julgar sem ter o completo conhecimento.

Motivo da compra: Minha mãe comprou acho que por causa do vestibular da época, não sei direito. De qualquer modo, é uma edição super antiga que tem em casa. Li porque estava sem dinheiro para comprar mais livros. Peguei o livro por pura curiosidade.

----------
Achei legal fazer essa postagem sobre esse livro porque é uma importante obra-prima nacional, que deve ser do conhecimento de todos. Mais informações, nos links a seguir:



Nota final: Você não encontrará no dicionário o significado de urupês[sim, eu procurei -q]. Urupês é um termo criado pelo próprio autor para designar esse povo do interior, os caipiras.

Comentários

Postagens mais visitadas